quinta-feira, 10 de junho de 2010

Custo dos empréstimos

Mesmo as pessoas mais precavidas podem enfrentar situações em que necessitem tomar algum dinheiro emprestado.


Onde buscar esse recurso? Qual linha de crédito é mais adequada? Há no mercado uma infinidade de fontes de recursos disponíveis e não é fácil decidir qual a mais adequada.

Primeiro, é necessário saber exatamente o valor e o prazo do empréstimo. Depois, verificando a situação cadastral junto ao sistema financeiro e a capacidade de pagamento, é possível determinar as opções disponíveis.

Para escolher uma delas, é preciso considerar que o custo do dinheiro está diretamente relacionado ao risco de quem empresta não receber o dinheiro de volta. Assim, empréstimos sem destinação específica – crédito pessoal, cheque especial ou cartão de crédito, são mais caros que os empréstimos onde há vínculo com a utilização – crédito direto ao consumidor (CDC), leasing ou consórcios. Da mesma forma, empréstimos sem garantias são mais caros que os empréstimos em consignação, com desconto em folha de pagamento ou com garantias reais.

Por fim, tenha em mente que o pagamento do empréstimo deve ocorrer no prazo acertado. Os custos de mora – por atraso, ou de renegociação, costumam ser mais caros que os juros dos contratos dentro dos prazos acertados originalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não levante problemas, promova soluções; não aponte falhas, apresente sugestões. Obrigado.