terça-feira, 1 de junho de 2010

Fluxo de Caixa Pessoal


Numa empresa todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros. É preciso recursos para matéria-prima, para a fabricação, para despesas. A venda gera novos recursos financeiros que permitem manter o ciclo. Se o saldo for positivo é possível investir e crescer.
Na nossa vida cotidiana não é diferente. Precisamos de dinheiro para tudo que desejamos fazer e quando conseguimos guardar recursos para o futuro podemos fazer investimentos em nós mesmos, como comprar algo novo, ou fazer um curso profissional, ou ainda garantir um futuro melhor.

Para manter estas informações organizadas, o administrador financeiro utiliza-se de uma ferramenta chamada fluxo de caixa. Esta mesma ferramenta pode ser utilizada com bastante facilidade para nossas decisões pessoais.

Para nós pessoas físicas, o fluxo de caixa é a ferramenta que permite tomar decisões de consumo sem que falte dinheiro para pagar as contas. O fluxo de caixa permite observar para onde está indo o nosso dinheiro e encaixar nossos objetivos pessoais nele de forma a não faltar recursos para realizá-los. Montar um fluxo é muito fácil com a ajuda do Excel. Elaboramos um modelo que poderá ser utilizado de base para depois você ir adaptando de acordo com suas próprias necessidades. Para acessar nosso modelo clique aqui.

No modelo lance suas despesas e receitas previstas adicionando colunas se necessário. Depois faça cópia da planilha para os meses seguintes. No primeiro mês será preciso lançar o seu saldo na célula abaixo do saldo inicial (P2). Depois você pode fazer com que o Excel faça isto sozinho fazendo com que a célula “saldo inicial” (P2) de cada mês seja igual à célula do saldo final do mês anterior (P33). Depois de pronto basta manter seus dados atualizados e será possível ter uma visão antecipada da sua situação financeira nos próximos meses.

2 comentários:

  1. Emerson A D Oliveira1 de junho de 2010 às 15:09

    Tatiana, obrigado.
    Realmente conseguiste traduzir a simplicidade do processo de controle do fluxo de caixa que consiste em ter o dinheiro necessário disponível no momento em que precisamos.
    Quero alertar que, para as pessoas que não gostam ou não querem utilizar tecnologia, o fluxo de caixa é tão simples que pode ser acompanhado numa agenda ou caderno, sem maiores problemas.
    O importante é ser o mais realista possível e não subestimar quaisquer custos realizados, principalmente as pequenas despesas que podem influenciar nas projeções.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lembrança Emerson. O Excel é só uma ferramenta extra mas qualquer folha de papel serve. Inclusive uma cadernetinha carregada junto com a carteira serve muito bem, ainda com a vantagem de na hora de fazer a anotação ajudar na reflexão sobre se tal despesa é mesmo necessária.

    ResponderExcluir

Não levante problemas, promova soluções; não aponte falhas, apresente sugestões. Obrigado.