domingo, 6 de junho de 2010

Receitas e despesas

No sistema capitalista, o crescimento ocorre pela incorporação de novos recursos no processo produtivo ou por aumento de produtividade desses recursos.

Nas últimas décadas, o custo par incorporação de recursos, cada vez mais escassos, tem sido crescente. Por isso, os investimentos são destinados prioritariamente a aumentar o rendimento dos recursos disponíveis Dessa forma, treinamos pessoas, revisamos processos e reduzimos custos.

O treinamento de pessoas e a utilização de processos padronizados são facilitados pelo amplo acesso a informação e tecnologia. Porém, custos são afetados diretamente pela produtividade e gestão dos recursos utilizados, uma composição de múltiplas variáveis e implicações que deve ser avaliada caso a caso.

Por outro lado, não podemos medir o que não conhecemos. E poucos conhecem todos os custos envolvidos no processo produtivo ou mesmo em suas contas pessoais. Conhecer o custo fixo o custo variável total não é suficiente para tomarmos decisões para o futuro. O custo unitário e a produtividade marginal dos recursos utilizados são conceitos que permitem avaliar com mais segurança qual o impacto nos resultados de cada unidade adicional que a empresa produz.

Ao acompanharmos a produtividade marginal, veremos que os rendimentos de cada nova unidade produzida crescem até determinado ponto – alocação ótima dos recursos, e então reduzem sua contribuição ou até causam prejuízos pela saturação do processo com esse recurso.

No plano pessoal, corresponde à receita adicional que uma pessoa consegue em cada hora extra de trabalho, deduzidos os custos adicionais que incorre por dedicar essa hora ao trabalho em detrimento das demais atividades - custo de oportunidade. Aí computados os custos do descontrole das finanças com a falta de tempo para pesquisa de preços, planejamento de médio e longo prazo, programação financeira e acompanhamento orçamentário, etc.

Ao atingirmos nosso ponto de equilíbrio – que significa alocação ótima dos esforços destinados às atividades profissionais, além desses, e decerto mais importantes, incorremos em custos com a saúde, relacionamentos pessoais e profissionais, que nem sempre conseguimos mensurar financeiramente.

Sem controle, os custos tendem a crescer até consumirem toda a receita. Sem controle, as receitas tendem a crescer até consumirem toda a saúde da pessoa ou da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não levante problemas, promova soluções; não aponte falhas, apresente sugestões. Obrigado.