domingo, 30 de maio de 2010

Programação do consumo

Quando uma empresa enfrenta dificuldades é comum promover uma redução de custos. Mesmo os sindicatos e as pessoas envolvidas nos processos de cortes salariais e redução de jornada estão dispostos a negociar pois entendem que a situação requer medidas austeras para recuperar a empresa e torná-la novamente lucrativa.


No entanto, grande parte das pessoas não percebe que possíveis dificuldades financeiras nas contas pessoais devem ser tratadas com a mesma intensidade. O pensamento mais comum é buscar expansão na renda – “estamos ganhando pouco”.

Muitas pessoas tem as compras como premio pelo esforço no trabalho e reduzir o consumo é uma frustração.

Estabelecer objetivos de médio e longo prazo é uma forma de substituir esse prazer imediato. Para isso, a definição desses objetivos deve ser a mais clara e específica possível e estes, quantificáveis e atingíveis no intervalo de tempo considerado, permitindo que a frustração inicial experimentada pela restrição do consumo imediato seja compensada pela perseguição aos objetivos e pelo acompanhamento das etapas intermediárias que especificamos inicialmente – uma seqüencia de pequenos sucessos que nos incentiva a continuar avançando na direção escolhida e substitui os prazeres efêmeros do consumo imediato, além de permitir manter as contas sob controle.

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